*

Logo Dataram RAMDisk ícone

Dataram RAMDisk

4.4.0 RC34
  • Gratuito
  • 6,30 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 30/7/2015
  • Dataram
  • Baixar
    Gratuito
  • 62.699downloads
  • 3.5 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Crie discos virtuais usando espaços não utilizados da memória RAM para acelerar vários processos do computador

Por Douglas Ciriaco
Publicidade

Dataram RAMDisk é um aplicativo que permite a criação de discos virtuais para armazenamento de dados. O programa, como o nome deixa bem claro, cria o que é conhecido como RAM drive.

Ele faz uso de espaços da memória RAM que não são utilizados. É bastante comum que boa parte dos 2 ou 4 GB de memória existentes no PC fiquem “sobrando”, a não ser que você faça uso constante de programas pesados, que consomem muito da máquina.

Maior desempenho

O uso de RAM drives permite um aumento de desempenho do computador, pois estes discos acessam e transmitem dados a uma velocidade maior do que as que comumente o fazem os discos rígidos. Obviamente que a capacidade de armazenamento de um disco virtual é muito mais limitada do que a dos HDs, porém pode ser bastante útil para casos específicos. (como armazenamento do cache de navegadores).

Dataram RAMDisk

Criando um disco

O Dataram RAMDisk permite a criação gratuita de RAM drives de até 4 GB. Se desejar fazer o mesmo com espaços maiores, será preciso adquirir uma licença paga no site do desenvolvedor. Então, para criar os discos até o limite máximo – tanto disponibilizado pelo programa quanto disponível no computador –, basta habilitar algumas opções.

O aplicativo é organizado em quatro abas. A primeira é “Settings” e diz respeito às configurações gerais, e na opção “Disk Size” você escolhe o tamanho do disco que será criado. Lembre-se de verificar qual o limite máximo para ser usado. Você pode ainda escolher de que tipo será o disco, se FAT16, FAT32 ou não formatado.

A guia “Load and save” está ligada mais ao conteúdo. Nela, você seleciona se a imagem deve ser carregada junto com o sistema operacional (“Load Disk Image at Startup”), se deve ser criado um diretório para arquivos temporários (“Create TEMP directory”) e escolhe ainda uma etiqueta para o disco (“Disk Label”).

A aba “Event log” registra em forma de texto todos os eventos que ocorrem com o disco virtual, e a aba “Options” tem uma única função, a de que o usuário defina manualmente quanto tempo deve ser aguardado para que o RAM drive criado comece a funcionar efetivamente.




Importante

Antes de instalar o " Dataram RAMDisk " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião sobre Dataram RAMDisk

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Dataram RAMDisk e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Quem pretende usar este ótimo recurso que é a criação de um RAM drive encontrou uma excelente opção no Dataram RAMDisk. O programa é pequeno, fácil de ser instalado e não há nenhum segredo para que ele seja colocado em funcionamento.

A interface do programa, muito bem organizada com as informações dispostas de modo intuitivo, facilita a tarefa na hora de definir as configurações de seu disco virtual. Enfim, um programa simples que pode dar alguns megabytes para armazenamento de dados.

ImportantePrós
  • Fácil de configurar

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Jeferson Lima Garcia Jeferson Lima Garcia
    em 26/3/2013 ás 07:39h
    versão: 4.0 5

    Programa muito bom pra quem quer agilizar o pc e aproveitar a RAM que está parada! Ei saudade do RAMDISK do DOS que era todo configurado no autoexec.bat e config.sys. Eu alocava 32BM de ram para o DOOM e deixava 32MB de RAM disponível no sistema; eu nem usava meu "HDzinho" de 210MB! rsrsrsrs

  • Geovane Geovane
    em 2/10/2012 ás 09:30h
    versão: 4.0 5

    Agora encontrei um ótimo programa que realmente usa + de 4GB de RAM.

  • Diogo Henrique dos Santos Diogo Henrique dos Santos
    em 14/9/2012 ás 11:19h
    versão: 4.0 5

    Instalei o Firefox direto no RamDisk. Tambem coloquei a pasta temporaria e a de perfil via link simbolico (mklink) na Ram. Ficou muito rapido ^_^

  • ernesto ernesto
    em 4/12/2010 ás 20:34h
    versão: 3.5.130RC16 4

    ele é otimo espessialmente pra quem tem pouca memoria ram no pç,vale a pena mesmo.

  • Danilo Danilo
    em 17/11/2010 ás 00:17h
    versão: 3.5.130RC14 5

    Nem parece que o computador e o mesmo os processos ficaram bem mais rapidos a net tamb vale a pena testar vcs não vão se arrepender X D;

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki