*

Logo Design a planet ícone

Design a planet

1.0
  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 12/1/2012
  • NASA.GOV
  • Acessar
    Gratuito
  • 2.301downloads
  • 0 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Banque o construtor de planetas e crie diversos mundos com características diferentes

Por Elaine Martins
Publicidade

Design a planet é um serviço online que permite você ter o gostinho de criar um planeta muito parecido com a Terra, no qual o ser humano possa viver tranquilamente, sem a necessidade de equipamentos espaciais.

Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro para ter acesso ao serviço. É só acessar o site e começar a selecionar as características que o seu planeta terá. Para executar a aplicação basta ter um computador conectado à internet e o Flash Player instalar no navegador que você utiliza acessar suas páginas preferidas.

Antes de tudo, uma ajuda

O Design a planet oferece um tutorial bem simples e didático, ensinando você a tirar o máximo proveito dos recursos presentes no serviço. Um pequeno ser espacial aparece para fazer uma rápida introdução à aplicação e expor quais objetivos devem ser atingidos ao final da construção do planeta.

A ideia do Design a planet é ensinar alguns conceitos básicos da Astronomia de uma maneira mais prática. Massa, tipos de estrelas e órbitas são apenas alguns dos assuntos tratados pelo serviço. Mesmo com todas as instruções em inglês é possível aprender muito bancando o construtor de planetas.

Áudio e vídeo

Todos os dados solicitados no Design a planet trazem uma rápida explicação sobre o que se trata e também alguns exemplos, para que seja mais fácil você compreender. Os dados da Terra (massa, distância da estrela principal e órbita) são utilizados como padrão no serviço, o que ajuda na hora de determinar os valores para o seu mundo.

Além das explicações na tela, o Design a planet também traz instruções em áudio para ilustrar o que está sendo solicitado. Enquanto um narrador reproduz o texto mostrado na tela, animações são mostradas para o usuário, o que torna o serviço mais interativo e didático.

Opções e poucos cliques

A interface do Design a planet é bem organizada e ajuda bastante na hora de encontrar as opções desejadas, principalmente nas primeiras utilizações do serviço. Do lado esquerdo você pode visualizar as animações e textos de instruções. Já a parte mais à direita abriga as informações a respeito do planeta e também as alternativas para você escolher.

Ao todo, você pode escolher sete características para o seu astro: o tipo da estrela principal, órbita, massa do planeta, se ele terá vulcões e placas tectônicas, se haverá água em estado líquido e, por fim, se há produtores de oxigênio (como as algas na Terra).

Depois de inserir todos os dados, é hora de ver se o seu planeta pode ser habitado por seres humanos ou não. Caso tudo esteja correto, uma mensagem de sucesso é mostrada na tela. Do contrário, uma explicação é exibida na tela, enumerando os motivos que fizeram com que seu mundo não seja ideal para a forma de vida humana.

Nice try!

Saiba mais

O legal do Design a planet é que ele traz informações além daquelas mostradas durante a criação do planeta. Há três botões no canto inferior direito da tela que ensinam como as estrelas (e sóis) são formadas, além de um passeio bem instrutivo por um planetário virtual. Se você ficou curioso para conhecer os cientistas por trás das vozes das narrações, é possível ver uma lista com seus nomes, fotos e links para mais informações.




Nossa Opinião sobre Design a planet

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Design a planet e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Não há como negar que a ideia do Design a planet é muito bom. Ensinar alguns conceitos abstratos de uma forma mais prática é uma maneira de aproximar as pessoas da Astronomia sem assustá-las com nomes complicados e ideias extraordinárias.

Além disso, você pode acessar todas as informações presentes no serviço sem ter que fazer nenhum cadastro ou instalar aplicativo pesados e que podem comprometer o desempenho do seu computador.

Durante a utilização do Design a planet não houve qualquer problema para acessar outros sites na internet ou utilizar outros complementos do navegador. A única dificuldade no uso do serviço é que as informações não possuem tradução para o português. Embora a linguagem utilizada seja simples, é preciso dominar o inglês básico para compreender totalmente o que é exibido.

Porém, isso pode não representar exatamente um problema, pois o Design a planet conta com animações bem feitas, que ajudam a ilustrar de forma mais didática as situações apresentadas no serviço. Quem sempre teve curiosidade para entender alguns conceitos básicos de Astronomia não pode deixar de conferir o Design a planet.

ImportantePrós
  • Fácil de utilizar
  • Não requer cadastro ou instalação
  • Traz diversas informações sobre o Universo
  • Oferece animações e narrações em áudio
ImportanteContras
  • Não possui tradução para o português

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki