*

Logo FreeBASIC ícone

FreeBASIC

1.04.0
  • Gratuito
  • 9,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 2/10/2015
  • FreeBASIC
  • Baixar
    Gratuito

Compilador BASIC, com código aberto, similar ao Quick BASIC, porém com novos recursos

Por Andressa Xavier
Publicidade

FreeBASIC é um compilador BASIC, código aberto — open source — distribuído por meio da licença GPL. O compilador foi desenvolvido para ser sintaticamente similar ao QuickBASIC. Porém suporta novos recursos como ponteiros, tipos de dados não sinalizados, inline-assembly, um pré-processador, namespaces, métodos em tipos de dados definidos pelo usuário, entre outros.

No momento, bibliotecas como GTK+, GSL, SDL, Allegro, Lua and OpenGL podem ser usadas diretamente. O suporte a novas bibliotecas aumenta a cada nova versão lançada.

O que é um compilador

Compilador é um programa que, a partir de um código escrito em uma linguagem (no caso um código-fonte) cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem que é um código objeto.

Normalmente, o código-fonte é escrito em uma linguagem de programação de alto nível, com grande capacidade de abstração, e o código objeto é escrito em uma linguagem de baixo nível, como uma seqüência de instruções a ser executada por um sistema operacional.

Lista de opções

Digite “fbc”, sem espaços para ter acesso a lista de opções que pode você pode utilizar com FreeBASIC for Windows. Se você quiser compilar o exemplo “hello”, digite "fbc examples\hello.bas" e o arquivo hello.exe será criado na pasta Examples (exemplos), localizada em C:\Program Files\FreeBASIC\examples.

O compilador, e suas mais de 90.000 linhas de código, continua sendo auto-compilado. FreeBASIC for Windows é totalmente escrito em FreeBASIC.




Importante

Antes de instalar o " FreeBASIC " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Tiago Tiago
    em 24/10/2010 ás 15:09h
    versão: 0.21.1 5

    Eu estou aprendendo Free Basic e estou gostando muito, não é um simples dialeto Basic, é uma linguagem completa com muitas possibilidades e que se linka as principais bibliotecas existentes. Ótima opção pra quem está comessando, dá até pra fazer jogos 3D com OpenGL e DirectX.

  • Nenhum Nenhum
    em 28/4/2009 ás 14:42h
    versão: 0.18.4b 5

    Há anos programo em linguagem BASIC (e suas variantes). Este compilador (se usar juntamente com o editor FBEdit) se torna o melhor compilador BASIC existente. Ele é sempre atualizado, pode-se compilar para Windows ou Linux, possui uma vasta biblioteca. Possui um excelente arquivo "help" com exemplos. Enfim, este é compilador é recomendável a todos programadores de linguagem BASIC. Com ele você pode fazer desde simples programas à softwares complexos, incluindo também jogos.

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki