*

Logo Gilisoft RAMDisk ícone

Gilisoft RAMDisk

6.5
  • Gratuito para testar
  • 1,20 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 13/2/2015
  • GiliSoft
  • Baixar
    Gratuito para testar
  • 1.508downloads
  • 3.5 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Se você precisa de mais espaço, que tal emprestar um pouco da memória RAM para armazenamento?

Por Douglas Ciriaco
Publicidade

Gili RAMDisk é um aplicativo desenvolvido pela Gili Soft com um fim bastante inovador: transformar espaço da memória RAM em espaço para armazenamento de arquivos. Isso mesmo, com esse aplicativo é possível criar discos virtuais a partir de memória RAM.

O programa é muito simples de ser usado e não demanda configurações complicadas. Basta seguir um passo a passo muito intuitivo logo que abrir o programa pela primeira vez, e então você ganha mais espaço para guardar coisas em seu computador.

Como funciona?

O Gili RAMDisk faz com que sistema operacional e programas instalados em sua máquina identifiquem o espaço da memória RAM também como espaço para armazenamento. Obviamente este espaço está limitado à quantidade de memória instalada no computador, o que provavelmente não é muito, contudo, pode ser de grande utilidade.

Gili RAMDisk

Realizadas as definições do passo a passo do programa, você encontra no computador mais um disco disponível, como se um novo disco rígido tivesse sido instalado. É possível mover, copiar e compartilhar arquivos e pastas normalmente, como é feito normalmente com as outras unidades de disco do PC.

Configurações

Para usar o Gili RAMDisk você quase não precisa configurar nada, apenas algumas definições básicas, o que é feito em poucos minutos. Ao realizar essas definições você indica o tamanho do novo disco a ser criado. Como dito anteriormente, esse tamanho deve respeitar a quantidade de memória RAM existente no computador.

Ao terminar o processo, o computador pode ficar lento por alguns segundos, enquanto a nova unidade de disco é criada. Durante a finalização é possível que surja na tela um aviso, informando que a nova unidade deve ser formatada. Pode ignorá-lo e aguardar mais um pouco, pois se tudo ocorrer bem uma janela do Windows Explorer na nova unidade abre em sua tela.

Toda e qualquer alteração pode ser refeita ou desfeita no Gili RAMDisk a qualquer momento, bastando para isso executar o programa e utilizar as opções dispostas no menu. Lembre-se, porém, de que excluir a unidade criada por meio do programa pode acarretar na perda de dados nela existentes, portanto, antes disso, mova tudo para outro local no PC.

Se desejar, salve todo o conteúdo da unidade de disco criada pelo Gili RAMDisk em um arquivo de imagem (formato IMG), que pode ser gravado em um CD ou emulado por meio de um aplicativo como o DAEMON Tools.

Arquivos temporários

É importante ressaltar que a nova unidade de disco virtual só fica disponível enquanto o Gili RAMDisk estiver aberto. Ao ser encerrado, o programa desativa o disco e fica a seu critério selecionar se os arquivos serão salvos em um arquivo IMG ou descartados.




Importante

Antes de instalar o " Gilisoft RAMDisk " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião sobre Gilisoft RAMDisk

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Gilisoft RAMDisk e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Gili RAMDisk é um aplicativo pequeno e bastante simples de ser usado. Sua função é inovadora e ele já merece um destaque positivo por isso, afinal, ele empresta memória RAM em espaço para  ser usada como espaço para armazenamento. Configurá-lo não deve ser um problema para ninguém, pois tudo é autoexplicativo.

Sua janela é bem organizada e também não complica sua vida, outro aspecto muito interessante. Porém, o maior destaque fica por conta de o Gili RAMDisk não causar nenhum dano ao computador, nem mesmo um decréscimo em desempenho por utilizar um dos recursos mais importantes em um PC: a memória RAM.

Por outro lado, o Gili RAMDisk não é capaz de criptografar arquivos, algo bastante interessante visto que a capacidade de armazenamento das novas unidades não são tão grandes (afinal, dificilmente um usuário comum não possui mais que 4 GB de RAM no computador) e um recurso para garantir a privacidade cairia bem. De qualquer forma é um excelente aplicativo!

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Pouca configuração
ImportanteContras
  • Não possui sistem de privacidade para arquivos

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • leo leo
    em 27/4/2012 ás 18:47h
    versão: 4.5 5

    o RAMDisk utiliza o q a d mais veloz no computador em termos de armazenamento!!! a memória ram!!! eu achei ele muito util para rodar navegadores de internet, aumentando a velocidade pouco significativa mas provavel! a leitura do disco rigido é mais lenta q a leitura na memória ram. vale apena, eu aprovei o programa

  • Junior2009 Junior2009
    em 13/11/2010 ás 20:25h
    versão: 3.3.1 5

    faz o que promete, cria um ramdrive, muito util para mandar os arquivos temporarios pra la. Bruno, o que vc quer o proprio windows ja faz, procure na internet artigos sobre "Memoria Virtual", isso é uma mão na roda para quem tem falta de memoria no PC, procure tambem artigos sobre "ReadyBoost"...

  • bruno bruno
    em 7/2/2010 ás 14:51h
    versão: 3.3 1

    prta mim ele seria mas util se transformasse espaço do hd em memoria RAM.

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki