Atualmente com tantos programas que exigem senhas, às vezes fica difícil lembrar-se de todas. Nem sempre recorrer ao papelzinho e anotar é a solução, pois pode tanto acabar em mãos impróprias quanto ser perdido. O Kaspersky Password Manager é um programa com a qualidade conceituada de seu desenvolvedor que pode trazer uma alternativa nesse sentido, pois monta uma base de dados com suas senhas.
Personalização de opções do programa
Durante a montagem da sua base de dados o programa solicita algumas informações importantes: primeiro, pede uma senha, que será a mestre e deve ser digitada para acessar o banco de dados do programa posteriormente. Feito isso, ele pede que você escolha o método para acesso.
Você tem quatro opções: por meio da senha cadastrada, por um dispositivo Bluetooth, por USB ou sem senha. Como o programa fica aberto durante um tempo (o ícone fica ativo na bandeja do sistema, a systray), ele pergunta após quanto tempo você deseja que ele fique trancado (que solicite a senha novamente para ser aberto).
Os dados armazenados no programa são protegidos por criptografia e só podem ser acessados mediante a forma de acesso que for escolhida no momento em que o banco de dados é montado.
Como cadastrar senhas
Na primeira utilização, se tiver senhas memorizadas em programas (como navegadores) no sistema, o Kaspersky Password Manager pergunta se você deseja que essas senhas sejam importadas para ele para aumentar o grau de segurança e proteção dispensado a elas.
Para adicionar senhas, basta clicar em My passwords e em seguida em Add account. Uma nova janela se abre, solicitando informações para identificação da senha que será armazenada, como título (para a página), nome de usuário, endereço e senha.
À medida que a senha é digitada, o programa exibe a qualidade dela conforme critérios de avaliação. Também é possível adicionar um comentário ou link referente a essa senha, acessando as abas com seus respectivos nomes. Caso você esteja cadastrando uma entrada nova, é possível deixar ao encargo do programa a geração de senhas, bastando, para isso, clicar em Generate password.
Na janela principal do programa são mostradas as informações de endereço, título da página e nome de usuário. Clicando sobre qualquer uma das entradas são exibidas mais informações em uma nova janela. Para ver qualquer uma das senhas armazenadas, basta selecionar o programa e dar um clique duplo sobre ele. A janela de edição é aberta e então é necessário clicar no ícone com a imagem de um olho, ao lado do campo Password.
Entre as opções do programa, você pode criar grupos ou identidades, excluir uma ou todas as entradas e editá-las por meio do botão Edit. Para maior segurança, você pode criar um backup de seu banco de dados de senhas, por meio das opções disponíveis na aba Backup.