KeyPass é um software simples e gratuito que tem por objetivo auxiliar o usuário que possui muitas senhas, sejam elas para aplicações web (e-mail, por exemplo) ou senhas de aplicações que rodam no próprio computador.
O que é possível fazer
A versão gratuita da ferramenta permite guardar até dez entradas. Ou seja, o usuário pode confiar dez pares “login/senha” aos cuidados do KeyPass. O software, além de salvar as informações, preenche os dados automaticamente nos formulários. Mais ainda, o KeyPass funciona em qualquer navegador e até em aplicações que funcionam em terminais de comando.
Como funciona
A interface do KeyPass consiste em uma janela apenas. Para adicionar um novo par “login e senha” o usuário deve acessar o menu “File/New entry...”. Depois, na seção “Fields”, é só alterar os campos da coluna “Value” — correspondentes à coluna “Name”, que exibe duas entradas: “Username” e “Password”.
Após o registro dos dados no KeyPass, a fim de utilizar o software para preencher campos de login e senha automaticamente, o usuário deve clicar em um campo de login com o botão direito do mouse ao mesmo tempo em que segura a tecla CTRL do teclado. O menu do KeyPass vai aparecer e aí é só escolher a entrada desejada e clicar no “Login” (confira a imagem acima).
Segurança
Ao termino da instalação, quando executar o programa pela primeira vez, o usuário deve entrar com uma senha de administrador. Esta serve para acessar todas as informações que o KeyPass detém. Por isso, recomenda-se uma senha bastante “forte”.
Os dados armazenados pelo KeyPass são codificados através do algoritmo de criptografia Blowfish, de 448 bits — até hoje, este algoritmo nunca foi quebrado. Ou seja, contanto que a senha de administrador seja mantida em segredo, a segurança é garantida.