*

Logo Pixelaria ícone

Pixelaria

1.9.5.0
  • Gratuito
  • 320 KB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Adicionado em 6/1/2015
  • Luizzak
  • Baixar
    Gratuito
  • 707downloads
  • 0 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Pixelaria permite a criação e gerenciamento de sprites animados em games e outros projetos

Por Elias Nascimento
Publicidade

Pixelaria é um programa de criação e edição de animações em pixels. Com ele também é possível importar arquivos pré-feitos, editar frames e exportar seus projetos, tudo em um mesmo aplicativo baseado no programa GameMaker.

O programa disponibiliza ferramentas para você desenvolver GIFs, criar sprites animados para utilizar em seus jogos ou exercitar o seu lado artístico em belas composições de pixel art. Todas as funções primárias estão na tela inicial, então não será difícil localizar tudo o que você precisar.

Ao começar a trabalhar em algo novo no aplicativo, é dada a opção de nomear o projeto ou uma etapa deste, para que a localização desses arquivos seja mais fácil posteriormente. Isso realmente facilita a vida de quem pretende desenvolver trabalhos mais complexos utilizando o Pixelaria.

Você pode personalizar as dimensões de suas criações, até o limite de 4096x4096 pixels de área e 480 frames por segundo de velocidade de transição, o que é um número considerável. Na tela de edição há uma pequena janela que serve como um preview configurável de suas edições.

É possível alterar o zoom e a velocidade de exibição, o que lhe permite ver seu GIF em diferentes ritmos e dimensões, além de facilitar na hora de identificar quaisquer falhas ou áreas que necessitam de ajuste.

Finalizadas todas as alterações, você pode salvar todo o seu projeto diretamente no formato .pxl e utilizá-lo em outros programas e aplicativos que reconheçam essa extensão de arquivo.




Importante

Antes de instalar o " Pixelaria " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião sobre Pixelaria

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Pixelaria e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Pixelaria é um programa que ainda está em sua fase Beta, o que denota coisas boas e ruins sobre ele. Como positivo podemos destacar que mesmo para uma aplicação não finalizada, já há muitas funções disponíveis no estágio atual de desenvolvimento, como trabalhar com diferentes camadas, inserção e remoção de frames, importação e edição de projetos etc.

Já no lado negativo, o aplicativo não é nem um pouco convidativo para quem está começando a mexer com pixel art, pois a interface não apresenta nenhum atrativo visual. Tudo o que ela mostra são vários ícones pequenos e sem legendas, com figuras pouco compreensíveis e relativamente semelhantes entre si.

É preciso posicionar o mouse sobre os botões para ler uma breve descrição do que cada um faz, o que torna a utilização muito pouco intuitiva, uma vez que você sempre precisa parar para identificar exatamente qual ícone está procurando ou pode acabar clicando no errado. O fato de o programa estar totalmente em inglês também não ajuda, caso o usuário não domine o idioma.

Além disso, em sua versão atual, Pixelaria possui o pior defeito possível em qualquer programa de edição, que é o fato de não salvar o projeto. Mais especificamente, ele apresenta a seguinte mensagem sempre que você tenta guardar qualquer arquivo, mesmo um em branco:

“Ocorreu uma exceção sem tratamento no aplicativo. Se você clicar em Continuar, o aplicativo ignorará esse erro e tentará continuar. Se clicar em Encerrar, o aplicativo será encerrado imediatamente.

O acesso ao caminho ‘C:\Program Files (x86)\Pixelaria\settings.ini’ foi negado.”

Abaixo da mensagem há os dois botões indicados no texto, “Continuar” e “Encerrar”. O primeiro fecha a janela de aviso, mas não salva nada, e o segundo literalmente fecha o programa completamente.

O mesmo problema ocorreu todas as vezes que tentamos criar um arquivo com o framerate máximo que o aplicativo supostamente suportaria: 480 FPS.

Caso você esteja realmente interessado em começar a se aventurar pelo mundo do pixel art, que está tão em voga atualmente, talvez seja melhor iniciar seu aprendizado por outro aplicativo semelhante. Pixelaria apresenta falhas que são inadmissíveis para qualquer um que queira algo mais do que perder algumas horas na frente do computador, e mesmo para isso qualquer outro programa normalmente salva o que quer que você crie.

ImportantePrós
  • Possui várias ferramentas de edição
ImportanteContras
  • Dá erro ao salvar
  • Interface sem atrativos e pouco funcional
  • Somente em inglês

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki