Conforme seu disco trabalha, salva dados, apaga outros e os sobrescreve, alguns arquivos acabam se fragmentando ao longo do HD. A princípio, o disco rígido salva todos os dados de forma contínua, mas à medida que é utilizado, espaços ficam livres em diferentes regiões, fazendo com que os arquivos fiquem distribuídos de forma descontínua.
O trabalho dos desfragmentadores de disco, como o QuickSys DiskDefrag, é justamente reorganizar todos os dados contidos no HD e agrupá-los, de forma que eles fiquem contínuos, aproveitando melhor o espaço físico e aumentando a velocidade com que a memória RAM acessa seus arquivos.
O QuickSys DiskDefrag é um software diferente da maioria dos que povoam a categoria. Ele possui opções que não estão presentes em outros programas, como a visualização individual de arquivos fragmentados e regiões do disco. Além disso, ele é totalmente gratuito e feito por uma empresa brasileira de software (apesar disso, infelizmente não há versão em português).
COMO USAR
Depois da instalação, abra o programa e clique na unidade de disco na qual você deseja verificar a necessidade de desfragmentar. QuickSys DiskDefrag fará uma varredura prévia e mostrará algumas informações.
Clique no botão Analyze para que seja feito o diagnóstico completo dos dados do HD. Depois de alguns segundos, você verá um gráfico em blocos na área inferior direita, contendo um resumo dos dados do disco rígido.
Você também verá no lado esquerdo estatísticas como o número de pastas existentes, arquivos e a quantidade de dados fragmentados. Uma legenda em cores mostrará os tipos de dados exibidos no diagnóstico, que podem ser, na sequência em que aparecem: espaço livre, diretórios, arquivos movidos, arquivos de sistema, arquivos bloqueados, arquivos normais, compactados e fragmentados.
Depois que o diagnóstico estiver pronto, clique no botão Defrag and Otimize para que seja iniciada a tarefa de desfragmentação e otimização do disco. Você deve ter percebido que há uma seta para baixo no botão citado. Clique nela para ver opções adicionais.
Você pode solicitar que o QuickSys DiskDefrag faça somente a desfragmentação do disco, sem otimizar o espaço livre, ou somente este último ao invés de desfragmentar. De qualquer forma, o recomendável é fazer os dois, ou seja, clicar no botão, e não na seta.
Depois de feito o diagnóstico, você pode clicar em qualquer área do gráfico mostrado como resultado e visualizar os dados daquela parte do disco. Esta opção é útil, pois permite que o usuário saiba quais arquivos estão com maiores problemas de fragmentação.
Opções adicionais
O trabalho do QuickSys DiskDefrag é basicamente melhorar a performance do seu HD, colando arquivos que estejam despedaçados no disco e arrumá-los para que o dispositivo demore menos tempo para encontrar o que precisa ser acessado.
No menu Options, em Process Priority, você define a prioridade que o processo do programa terá. Isso significa que é possível definir a quantidade de processamento que você está autorizando o programa a usar. Use esta opção com cautela, pois outros programas podem ficar instáveis se você aumentar a prioridade.
DICA: quando estiver utilizando qualquer tipo de ferramenta de diagnóstico e otimização, feche todos os outros programas e deixe o computador trabalhar. Desfragmentadores não podem mexer em arquivos que estejam sendo usados, o que torna o processo mais lento e ineficiente. Assim, prefira utilizar o QuickSys DiskDefrag em um momento que você tem a absoluta certeza de que não precisará do PC.
Outra opção interessante, e que complementa a sugestão acima, está no menu Action. Clique nele e depois em Turn off computer after defrag. Isso fará com que o QuickSys DiskDefrag desligue o computador para você assim que o processo de desfragmentação tiver terminado. Muito útil para quem quiser desfragmentar o disco na hora de dormir, mas não quer deixar o PC ligado a noite inteira.