Quase todos os sites, fóruns, jogos e serviços de que precisamos, exigem um cadastro para fornecerem seus serviços. Na maior parte das vezes para completar esse cadastro é necessário preencher algumas informações básicas, criar um login e uma senha.
Alguns usuários não ligam de usar a mesma senha para todas as contas que possuem. Às vezes repetem até mesmo a senha bancária, o que na verdade é altamente arriscado. Nem todas as pessoas se sentem confortáveis com isso e acabam criando várias senhas, mudando apenas uma ou outra letra, ou criando uma sequencia inteiramente nova.
Para evitar esse tipo de perigo ou quando não sobra criatividade para criar essa grande quantidade de senhas e memorizá-las, o RVL Password Generator, é um software que vem muito a calhar.
Como funciona
O programa tem dois modos básicos que funcionam quase na totalidade da mesma forma, só diferindo na finalidade: Gerador de Senha e Gerador de Dicionário.
O modo Gerador de Senhas serve, como o próprio nome já diz, para gerar senhas. Por padrão, as senhas geradas são uma combinação aleatória de letras minúsculas, maiúsculas e números.
É possível limitar quais letras e números serão usados, na caixa “Character Set”, assim como incluir nas possibilidades de letras um conjunto de símbolos ou qualquer outra fonte que o usuário tenha pré-disponível.
No campo “Password Length” defina o tamanho da senha, e em “Quantity”, a quantidade de senhas a serem geradas. Essa opção é importante, pois dá ao usuário um rol de possibilidades que se encaixam nas suas preferências.
Por fim, marque a caixa “Phonetic” caso queira que junto com a senha, seja gerada uma sequência de palavras (em inglês) que ajude a memorizá-la. E a caixa “Hexadecimal” caso deseja uma versão da senha no sistema Hexadecimal[link]”.
O modo Gerar Dicionário funciona quase como o das senhas, com a diferença que ele não tem limite de possibilidades. Ele faz todas as combinações possíveis dentro dos limites impostos e as salva num arquivo DOC em local especificado na caixa “Output Filename”. Este modo não gera sequências fonéticas ou hexadecimais.
Por fim, clique no botão “Start Wizard” caso queira ler um tutorial em inglês, do próprio programa, que ensina a usá-lo passo a passo.