*

Logo VStudio RAMdisk ícone

VStudio RAMdisk

1.16
  • Gratuito
  • 731 KB
  • Para Windows XP/98/2000/2003
  • Adicionado em 18/1/2010
  • Romex Software
  • Baixar
    Gratuito
  • 13.312downloads
  • 3.5 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Engane seu computador com um disco virtual para aumentar o desempenho da máquina

Por Luciano De Sampaio Soares
Publicidade

Apesar de todos os incrementos em memória RAM, velocidade de CPUs e adaptadores para gráficos, quase todo computador ainda sofre com o funcionamento mecânico dos discos rígidos.

Uma indicação de que isso pode mudar surgiu com os discos SSD (Solid-State Drive – drive em estado sólido), que utilizam chips de memória semelhantes aos usados em cartões de memória, para agilizar o acesso às informações armazenadas no HD.

Porém estes componentes ainda são muito caros, estando fora do alcance da maioria dos usuários. Para permitir que tarefas normalmente lentas – processamento de dados massivos, design 2D e 3D etc – tenham um incremento de velocidade a Romex Software criou o Vsuite RAMdisk.

 Discos virtuais montados pelo VSuite RAMdisk

Basicamente, o programa cria um “disco virtual” dentro da memória RAM do seu computador, armazenando ali os dados referentes a uma tarefa determinada. Com isso, essas informações passam a ser acessadas mais rapidamente, aumentando a eficiência dos processos.

Opções de sistemas de arquivo para os discosPara criar um disco virtual você só precisa decidir o padrão do sistema de arquivosFAT, FAT32, NTFS ou RAW – e o espaço de RAM que será ocupado por ele. Atente que é recomendado manter a maior parte da sua memória para processamento, então não crie discos com 4 GB se você não tem outros tantos gigas para garantir o funcionamento da máquina.

Você pode escolher a letra do volume, ou permitir que o VSuite RAMdisk faça isso automaticamente, além de poder nomear o disco virtual normalmente.

A opção Enable Image File (permitir arquivo de imagem) guarda uma cópia do disco virtual no HD, para que você possa reutilizá-lo sempre que precisar. Essa função é especialmente útil para programas de uso contínuo – o Photoshop ou algum jogo mais pesado, por exemplo – e frequente.

Discos virtuais acessíveis no Windows ExplorerDepois de configurar todo o seu disco virtual basta clicar em Add e o espaço de memória que você determinou já estará reservado e acessível a partir do Windows Explorer. É possível criar tantos discos quanto necessário, desde que você tenha memória RAM suficiente para manter o PC em funcionamento.




Importante

Antes de instalar o " VStudio RAMdisk " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião sobre VStudio RAMdisk

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o VStudio RAMdisk e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Por sua simplicidade o VSuite RAMdisk poderia ate ser considerado um programa desnecessário e talvez inútil.

Porém quem trabalha com programas pesados – manipulação de imagens, edição de áudio e vídeo etc – ou se diverte com jogos de última geração sabe que muitas vezes os tempos de leitura de um HD são terrivelmente lentos.

Aplicar filtros e outras alterações avançadas em fotos através do Photoshop, por exemplo, pode se tornar tarefa para muitas horas, bem como as famosas e odiadas telas de Loading de alguns jogos. Os discos virtuais criados com o VSuite RAMdisk garantem um pouco de velocidade a mais nesses momentos.

Claro que não é uma solução milagrosa que permitirá a computadores mais modestos rodar programas pesados, nem fará Crysis ser carregado automaticamente, mas quando se fala em eficiência, cada segundo ganho vale a pena.

ImportantePrós
  • Garante um aumento de eficiência em computadores com muita memória RAM disponível
ImportanteContras
  • Pode "afogar" o PC caso o disco criado seja excessivamente grande

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Lécio Charlles Lécio Charlles
    em 13/9/2013 ás 17:36h
    versão: 1.16 5

    Cria o DISCO com facilidade!

  • Paulo Victor Paulo Victor
    em 30/6/2011 ás 20:35h
    versão: 1.16 1

    Eu baixei e só deixou meu pc mais lerdo. Não cumpre o que promete!

  • Sir Tux Sir Tux
    em 27/1/2010 ás 16:46h
    versão: 1.16 1

    Windows nem reza brava acelera..kkkk

  • Larry_Fine Larry_Fine
    em 27/1/2010 ás 14:27h
    versão: 1.16 1

    Volta e meia vemos programas prometendo fazer milagres no desempenho do Windows mas na maioria das vezes percebemos tratar-se de um "cobertor curto", cobre uma ponta mas descobre a outra. Este é mais um exemplo. Por qual motivo eu irei retirar memória RAM pré-instalada e configurada para criar um RAM Disk que irá sem dúvida gerar novos processos de leitura e escrita no sistema sobrecarregando o processamento? É trocar seis por meia-dúzia, ou menos. Desempenho conseguimos com processador, disco rígido de alta capacidade, placa de vídeo, memória e algumas configurações básicas no sistema operacional.E mais uma coisa: Pessoal, vamos melhorar um pouquinho o português; "concertesa"(?), "opição"(?), "almentar"(?); isso é pior que computador lento ;)

  • luis rafael luis rafael
    em 26/1/2010 ás 23:11h
    versão: 1.16 5

    concertesa se configuralo fica melhor ainda mas instalei e ativei e adorei,ñ entendi muito como funciona mas percebi uma melhora na performançe é claro q ñ faz milagres mas ajudo bastante,realmente é um otimo software,vale a pena usalo,deveria esta destaque....

  • augusto augusto
    em 18/1/2010 ás 16:18h
    versão: 1.16 5

    esse progama cria disco de hd virtual, e tambem tem opiçao de almentar a memoria ram, fazendo com que seu pc fique mais rapido. eu usei e aprovei, aqui ta 100%

Ver todos os comentários:

Requerimentos

Publicidade


Shopping Baixaki