*

Logo Xamarin ícone

Xamarin

  • Gratuito
  • 2,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Adicionado em 3/6/2014
  • Xamarin
  • Baixar
    Gratuito

Uma ferramenta para criar apps multiplataformas com ajuda do Visual Studio

Por Magno Junior Silva Mesquita
Publicidade

Xamarin é uma ferramenta de desenvolvimento de programas, que possibilita criar aplicativos mobile e desktop para diferentes plataformas. Dessa maneira, você consegue montar softwares em C# utilizando uma única aplicação e fazer com que eles rodem em iOS, Android, Windows Phone, MAC e Windows.

Os aplicativos criados com a ferramenta são montados com uma interface padrão e com comandos amigáveis. Dessa maneira, fica fácil para os usuários interagirem com os aplicativos desenvolvidos por você.  Segundo os criadores do software, “a ferramenta foi pensada para proporcionar um ambiente melhor e mais amigável para fazer o design de apps, integrá-los, desenvolvê-los e testá-los”.

Na ferramenta, estão inclusas diversas APIS e sistemas de linguagem de programação. Além disso, você pode desfrutar de funções para compartilhamento de código entre diferentes plataformas, conectores de banco pré-configurados e interface amigável.

Cadastro obrigatório

Essa é uma versão gratuita do Xamarin. Entretanto, para fazer o download será necessário fazer um pequeno cadastro no site do desenvolvedor. Nele, será pedido para que você informe seu nome, endereço de email válido, nome da empresa e quantas pessoas trabalham com você.

Uma linguagem inteligente

Como a ferramenta possui parceria com a Microsoft, é possível criar apps utilizando o Visual Studio e também executá-los no Windows e Windows Phone. Fora isso, agora o Xamarin também suporta Portable Class Libraries. Dessa maneira, os desenvolvedores já podem montar bibliotecas que podem ser usadas em iOS, Android e plataformas Windows.

Como o Xamarin utiliza como base o C#, ele possibilita que plataformas que não suportam a linguagem também executem ela. Além disso, a ferramenta oferece opções para diminuir a quantidade de códigos necessários para criar os apps. Uma vez que a ferramenta utiliza as interfaces de usuário nativas de cada plataforma, você também pode usar o dispositivo móvel para criar ou testar determinado software.

O sistema “IntelliSense”, incluso no Visual Studio, permite que você explore o ambiente das APIs do iOS e do Android apenas digitando. Portanto, você pode procurar por métodos e descobrir novas funcionalidades rapidamente, sem ter que interromper a codificação do software

Desenvolvimento nativo de apps para iOS a partir do Windows

Visto que a ferramenta é multiplataforma, ela possibilita que você desenvolva software nativos para o iOS a partir do Windows, usando para isso um Mac que ficará conectado em rede e fornecerá os serviços necessários.

O programa também permite que você trabalhe com as ferramentas nativas que estão disponíveis no ambiente Microsoft, entre elas ReSharper, Team Foundation Server (TFS), TeamCity e Jenkins.

Nela, também está incluso um sistema de debug moderno para que você possa testar seu software, esteja ele rodando em um simulador ou em um dispositivo. Caso queira, você também pode estabelecer métodos e conferir os valores obtidos durante a execução.




Importante

Antes de instalar o " Xamarin " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Adilsonsud Adilsonsud
    em 15/7/2015 ás 15:30h
    versão: 4

    A ferramenta se destaca por fazer acesso ao device de forma nativa, diferente de outros frameworks multiplataforma como é o caso do Phonegap, Sencha Touch, Titanium etc. Vc usufrui de todas as facilidades do desenvolvimento RAD que é uma caracteristica comum dos produtos Microsoft, em bora o xamarin não seja um produto Microsoft, mas a parceria tornou a curva de aprendizado da ferramenta bem pequena para programadores familiarizados com a plataforma pontoNet. Contras: Eu acho que a ferramenta deveria suportar outras linguagens, semelhante ao Visual Studio, pois seria muito interessante poder ter por exemplo o vb.net incluido na ferramenta, concerteza ela iria ganhar muito mais adeptos. Por conta desta deficiência, profissionais que não querem aprender c# estão migrando para plataformas que trabalham com desenvolvimento híbrido utilizando HTML, CSS e Java, Script, como é o caso do PhoneGap.

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki