*

Logo DownloadCheck ícone

DownloadCheck

1.0
  • Gratuito
  • 414 KB
  • Para Mac OS X
  • Adicionado em 26/11/2010
  • Iconfactory
  • Baixar
    Gratuito
  • 592downloads
  • 0 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Proteja-se de trojans que se disfarçam de arquivos inofensivos

Por Felipe Miguel Jorge Arruda
Publicidade

O DownloadCheck é um programa que procura por aplicativos dentro da pasta “Transferências”, ou “Downloads”, para aqueles que usam o Mac OS X em inglês. A razão poderia ser resumida em uma única palavra: segurança. Mas convém explicar o motivo para se preocupar com isso, já que ele também foi o fator motivador para o desenvolvimento do software.

Tudo começou em 2004, quando apareceu na internet a notícia de um “trojan” capaz de atacar os computadores equipados com o sistema operacional da Apple. A notícia se espalhou e muitos sites trataram o assunto com um tom até mesmo apocalíptico. Pois bem, a verdade é que o “trojan” não fazia nada no computador da vítima. Ele não era nem mesmo um trojan propriamente dito.

O que aconteceu foi que um desenvolvedor resolveu provar, conceitualmente, que um trojan escondido em um arquivo comum, como uma música baixada pela internet, poderia ser um problema para o Mac OS X. Assim, ele criou um arquivo totalmente inofensivo e que confirmava as idéias do desenvolvedor.

O truque era fazer um programa para MaVírus no Mac? Fique tranquilo. Por enquanto.c se parecer com um arquivo de música, podendo até mesmo ser tocado pelo player de mídia do sistema. Assim, ao programar o “trojan”, o desenvolvedor escolheu como ícone da aplicação o mesmo ícone de arquivos MP3 tocados pelo iTunes. Além disso, o programador também renomeou o arquivo do programa,  para que ele terminasse em “.mp3”.

O resultado é que, aparentemente, para o usuário mais distraído, o que está na pasta de transferências é só mais a faixa musical. Mas, ao clicar duas vezes sobre o arquivo, o usuário poderia acabar infectando a máquina dele.

Por sorte, o programa era inofensivo. Quando executado, o sistema reproduzia o som de um homem rindo. Como bem comentado por John Gruber, era como se os gregos tivessem construído o famoso e grande cavalo de madeira, mas ao invés de enchê-lo com um exército, teriam deixado apenas um bilhete, avisando que o povo de tróia deveria reforçar a segurança.

DownloadCheck

Por isso, o DownloadChek procura por aplicativos que tenham sido baixados da internet. Assim, fica mais difícil do usuário se enganar e acabar executando um malware por engano e correndo o risco de contaminar o computador com trojans e outras ameaças virtuais.

Para instalar o aplicativo, basta movê-lo para a pasta “Aplicativos”. Ao executá-lo, uma janela lista todos os arquivos de programas existentes dentro da pasta “Transferências”:

Clicando em “Reveal application”, o arquivo é selecionado é executado. Além disso, é possível adicionar outras pastas para serem monitoradas, através do botão “Add Folder...”.




Nossa Opinião sobre DownloadCheck

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o DownloadCheck e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O DownloadCheck é um aplicativo simples e pequeno, que pode ser mantido no Mac por curiosidade ou até mesmo por precaução extra. Porém, é bom lembrar que, desde que o MP3Concecpt foi lançado, a Apple já reforçou a segurança de aplicativos como o Finder, para minimizar erros causados por distrações do usuário. Quando o MP3Concept é visualizado, por exeplo, o Finder indica o arquivo como sendo um aplicativo, mas que ele se pareça com o uma MP3.

De qualquer forma, para os mais precavidos, não custa praticamente nada manter um programa de 414 KB no disco rígido e verificar os arquivos antes de abri-los. Mesmo que a ameaça de trojans ainda estejam longe do Mac OS X.

O único ponto negativo do software é a falta da interface em outros idiomas, que não o inglês.

ImportantePrós
  • Simples e pequeno
ImportanteContras
  • Não é muito necessário
  • Não possui interface em português

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki