*

Logo eMaps ícone

eMaps

3.4.3
  • Gratuito
  • 425 KB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 18/11/2013
  • Emanuele Traballoni
  • Baixar
    Gratuito
  • 664downloads
  • 3 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Visualize fotos, webcams e vídeos dos lugares mais bonitos da Terra com este programa que torna o Google Maps ainda mais prático

Por Felipe Arruda
Publicidade

eMaps é um software para Mac que facilita a visualização e utilização do serviço Google Maps. O programa se apresenta como uma ótima solução, seja para consultar a localização de um endereço, para traçar a melhor rota entre dois pontos distantes ou simplesmente procurar pelas principais webcams disponíveis ao redor do mundo.

O serviço de mapas online da Google foi lançado em fevereiro de 2005 e, desde então, passou a ser usado por milhares de pessoas diariamente. Entre os recursos mais úteis estão a possibilidade de consultar a situação do trânsito de algumas cidades, visualizar a melhor rota para ir de um local para outro caminhando ou dirigindo e a possibilidade de visualizar imagens de uma região capturadas por satélites.

A instalação do eMaps é muito simples. Basta fazer o download do arquivo ZIP referenciado neste artigo, descompactá-lo e, em seguida, copiar o seu conteúdo para a pasta “Aplicativos”.

Navegando mundo afora

Janela principal do eMaps

É muito fácil dar a volta ao mundo com o eMaps. Você pode simplesmente arrastar o mapa com o botão esquerdo do mouse, como se estivesse girando um globo terrestre. Para aproximar a visão de uma região específica (Zoom in), dê um duplo clique com o mesmo botão ou, se preferir, use a rodinha do mouse (scroll) para controlar o fator de zoom.

Também é possível habilitar os controles de navegação na tela. Para isso, clique em “Show/Hide Controls”, função representada na janela do software pelo ícone de uma bússola.

Outra forma de encontrar uma região no mapa é digitando o nome da cidade, estado ou ponto turístico desejado no campo de busca, que fica no canto superior direito da janela.

Trânsito e imagens

Confira como está o trânsito de algumas cidades

Clicando em “Show/Hide Traffic”, o botão com ícone de um pequeno semáforo, o serviço de mapas online alerta o usuário sobre os pontos congestionados do trânsito de algumas cidades. Infelizmente, essse recurso ainda não está habilitado para as cidades brasileiras, mas você pode vê-lo funcionando nos Estados Unidos.

Outro recurso muito interessante é a possibilidade de ver imagens de diversos locais espalhados ao redor do mundo. Clicando no segundo menu da janela, o usuário pode habilitar a exibição de fotografias (“Photos”), vídeos (“Videos”), webcams (“Webcams”) e artigos da Wikipedia relacionados à região (“Wikipedia”). Basta selecionar a opção desejada para ligar ou desligar essa função.

Rotas e marcações

Trace o caminho mais fácil entre dois pontos

Não é nada difícil traçar o caminho entre dois pontos pelo eMaps. Primeiro, localize a região de partida do seu trajeto e, em seguida, clique “Get Driving Directions”, botão com ícones de dois balõezinhos verdes. Basta então posicionar o ponto A no local de onde você deseja sair e, em seguida, apontar no mapa o local de destino (B).

Você também pode obter o endereço e as coordenadas de uma determinada construção ou ponto turístico que esteja visualizando. Para isso, basta clicar no botão “Get Adress” e posicionar o balão vermelho sobre a região desejada.

Outra função interessante pode ser acessada por meio do menu Map > Draw Shape. Com ela o usuário poderá demarcar uma área no mapa, destacando-a e obtendo a sua quilometragem.

E caso você deseje compartilhar o mapa para chegar a uma festa, por exemplo, pode capturar uma imagem da visualização por meio do botão “Save as Image”, representado na janela do eMaps por uma câmera fotográfica. A imagem será salva em seu computador no formato JPG e, desta forma, você poderá enviá-la por email ou até mesmo inseri-la em um website ou blog.

Street View

 

Google Street View

O famoso Google Street View também está presente no eMaps. A função, que deixa você explorar as regiões de algumas cidades com fotografias de 360º, permite que o usuário possa conferir o local como se estivesse caminhando pelas ruas da cidade.

Para habilitar essa forma de visão, basta posicionar o mapa na região desejada e, em seguida, clicar no botão “Explore Street View”. Clique depois sobre o bonequinho amarelo posicionado no mapa e abra a imagem. Note que essa função está disponível em apenas algumas cidades.




Nossa Opinião sobre eMaps

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o eMaps e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O eMaps é um software muito completo e bem desenvolvido que não se limita a ser apenas um mero visualizador do Google Maps para o desktop. O programa faz uso da API do serviço de mapas da Google e, por isso, está bem integrado à solução online.

Infelizmente o eMaps deixa um pouco a desejar ao visualizar os mapas da Lua ou de Marte, já que a versão web fornecida pela Google traz muito mais recursos e informações.

Porém, quando o assunto é a nossa querida Terra, o software não fica devendo muito ao equivalente no browser. Pelo contrário, alguns recursos avançados ficam mais à vista, como é o caso da função de delimitação de uma área. Sentimos falta, contudo, da possibilidade de selecionar a melhor rota a pé entre dois pontos, já que o software só exibe o melhor caminho para automóveis.

O desempenho do eMaps é muito satisfatório e, durante os nossos testes, não encontramos falhas ou problemas. Por enquanto, falta só mesmo a internacionalização da interface, disponível apenas em inglês.

ImportantePrós
  • Mais do que um simples frontend
  • Torna mais prática algumas funcionalidades do Google Maps
ImportanteContras
  • Integração ruim com mapas do céu, da Lua e de Marte
  • Sisponível apenas em inglês
  • Trajetos traçados apenas para carros

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Conexão com a internet
Publicidade


Shopping Baixaki