Todo usuário de Mac já deve ter percebido, em algum momento, a seguinte situação. Depois de instalar, testar e desinstalar muitos aplicativos, o sistema começa a fica um pouco mais lento do que o normal. Atualizações de segurança, que modificam componentes de segurança, também contribuem para circunstâncias como essas.
É justamente por isso que é importante desfragmentar o disco rígido com certa frequência. A desfragmentação faz com que blocos ociosos de informação sejam eliminados, recuperados ou reagrupados, de forma que ao buscar uma informação seja preciso percorrer menos trilhas físicas no disco.
Desfragmentando seu OS X
Entre as diversas opções em aplicativos disponíveis para essa finalidade, uma das alternativas com a qual você pode contar é o iDefrag 2. Contudo, disponível apenas em versão demo para download, o usuário terá acesso apenas ao reconhecimento da interface do software e às suas ferramentas. Para dispor de todas funções, será preciso adquirir a versão completa do software.
Podendo ser utilizado durante o funcionamento normal da máquina, o IDefrag consegue desfragmentar arquivos individuais, melhora o desempenho da máquina após o processo e traz novidades em sua interface para o usuário.
Atual, no iDefrag já há compatibilidade com Mac OS X 10.7 Lion e, dessa forma, o programa também é executado com perfeição no Time Machine. Outros detalhes de funcionamento incluem display de status, suporte para AppleScript e Automator, quatro tipos diferentes de algoritmos de desfragmentação e monitoramento térmico.