Um dos recursos inclusos com o lançamento do Windows 10 é o chamado "Destaque" (Spotlight, no inglês), que permite que a Microsoft utilize uma seleção de imagens aleatórias para serem exibidas na tela de bloqueio do seu computador. Essas figuras estão em alta resolução, e é por isso que muita gente costuma se interessar em utilizá-las como plano de fundo no desktop.
É aí que entra o Lockscreen Image Grabber, uma aplicação gratuita e de código aberto que extrai as fotografias usadas no Spotlight e salva esses conteúdos localmente no PC, para que então possam ser utilizados para outros fins.
Por padrão, o sistema operacional salva automaticamente as imagens mostradas na tela de bloqueio, e quem já é mais familiarizado com o Windows 10 sabe que é possível visualizá-las acessando uma pasta nativa. O que o Lockscreen Image Grabber faz é justamente simplificar esse processo, uma vez que nem todos os usuários sabem qual é o caminho exato para abrir o diretório.
Após a instalação, você já pode começar a usar o programa. Logo ao ser iniciado, ele procura por cada uma das fotos usadas na função Destaque e que o Windows salvou no seu dispositivo. Feito isso, a plataforma exibe as miniaturas desses conteúdo, e aí temos algumas opções do que você pode fazer a seguir.
Se quiser simplesmente abrir as fotografias usando o visualizador de imagens padrão, basta dar um clique duplo. Já usando o botão direito do mouse, você verá uma opção para salvar a imagem em outra pasta, copiar seu caminho ou copiar a figura para a área de transferência do Windows. Também é possível salvar todos os arquivos ao mesmo tempo - é só selecionar todos eles e definir uma ação.
As imagens são armazenadas no formato JPG.