Todos já estamos cansados de saber o quão importante é manter senhas diferentes para todos os serviços que acessamos na internet. O maior problema é decorar essas várias sequências, ainda mais porque, quanto mais segura ela for, mais complexa ela será de lembrar.
Para isso, existem os gerenciadores de senhas. E um desses programas é o True Key, desenvolvido pela Intel Security e distribuído pela McAfee, uma das empresas mais conhecidas no mercado de segurança online.
Mais do que simplesmente armazenar suas senhas, a plataforma preenche automaticamente os cadastros que exigem a digitação desses caracteres, eliminando o tempo que você levaria para lembrar de tais sequências e inseri-las nos campos correspondentes. Todas as senhas são armazenadas localmente no seu aparelho e sincronizadas com seus perfis de forma criptografada.
Para começar a utilizar, logo após baixar o serviço, você já pode inserir os dados dos sites que você mais acessa e exigem senha. Você pode cadastrar até 15 páginas gratuitamente; acima disso, é necessário fazer o upgrade para uma assinatura premium por R$ 29,90 ao ano.
Após acrescentar as informações de sua preferência, toda vez que você visitar uma das páginas inclusas nessa lista, o True Key irá preencher as lacunas instantaneamente com as respectivas senhas de acesso. Caso você possua mais de uma conta em um mesmo site, será exibido um menu suspenso para que você selecione com qual credencial deseja entrar.
Para o desbloqueio, é possível usar o preenchimento do método tradicional, mas você ainda pode substituí-lo por reconhecimento facial ou impressão digital, caso o seu dispositivo tenha suporte. Você ainda pode sincronizar todos esses dados em vários gadgets, desde o PC, que é a versão que estamos descrevendo, quanto nos tablets e smartphones.
Além disso, o True Key vem com outras duas funções padrão encontrada na maioria dos gerenciadores. Uma é a criação de senhas fortes com apenas um clique, e a outra uma "carteira virtual" que salva números de cartão de crédito (com exceção do CVV), números de passaporte, carteiras de motorista e numerações de outros documentos importantes.
Vale citar ainda que a aplicação pode ser aberta mesmo estando offline. Contudo, não será possível salvar alterações ou adicionais acessos até você se reconectar à internet.